Palhaçaria Itinerante

O palhaço Felisberto em suas andanças no espaço público relaciona-se com a arquitetura e os passantes através do estabelecimento de jogos improvisados como disparador de comicidade. As ações, que duram em média 1h:30m, são pensadas tanto para locais de intenso fluxo de pedestre como para áreas residenciais, onde o palhaço pode propor de um achegar-se na janela à um reocupar espaços públicos já esvaziados pela política do medo e da supervalorização dos equipamentos eletroeletrônicos. Mais do que um evento artístico, o encontrar / jogar com o palhaço pretende-se um atravessamento do cotidiano que permita um outro olhar para o hábito / habitar no espaço público, instaurando a ludicidade como motivo e sentido do encontro.

 

A Palhaçaria Itinerante é uma técnica própria desenvolvida por Diego Baffi no mestrado "Olha o Palhaço no Meio da Rua: A Palhaçaria Itinerante e o Espaço Público como Território de Jogo Poético", realizado entre 2007 e 2009 na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Desde então, já foram realizadas mais de 200 apresentações no Brasil, Bolívia, Argentina, Equador e Haiti.

Participações em festivais
Bazar de Natal e Exposição Pedagógica da Escola Waldorf Rudolf Steiner [São Paulo-SP | 2016]; Festival Internacional Les Francophonies em Limousin [Limoges-França | 2016]; 12º Festival Quatre Chemins [Porto Príncipe-Haiti | 2015].

Fotografia do Menu Principal: Ester Silva