Além do Literal

Fotografia: Bruna de Morais Teixeira

Fotografia: Bruna de Morais Teixeira

Fotografia: Gabriel Rega

Fotografia: Bruna de Morais Teixeira
Além do Literal é uma proposta de contação de histórias imersiva e sinestésica, pensada para ser vivenciada por uma pessoa de cada vez. Realizada em espaços não convencionais — como halls, espaços de convivência e áreas de passagem – a ação convida o público a um breve e surpreendente mergulho no universo da literatura, por meio de uma experiência multissensorial que transporta para outros tempos, espaços e identidades.
Criada pela plataforma quandonde intervenções urbanas em arte (Curitiba/PR), a ação Além do Literal apresenta fragmentos de contos literários (não uma adaptação ou um resumo) preservando o estilo discursivo de cada autor. Além disso, a ação funciona como uma “sinopse viva” das obras, despertando o interesse pela literatura e apresentando a obra de escritoras e escritores lusófonos ao público.
A escolha das histórias – atualmente o grupo trabalha com cinco histórias de autorias distintas – cabe a quem participa, que seleciona a partir dos temas tratados, de seu desejo de conhecer/ se aprofundar na obra de autores de sua preferência ou na experiência que deseja vivenciar. A recepção é intensificada por meio da privação da visão e da ativação de sentidos do tato, olfato, paladar, além da audição. Assim, a experiência potencializa a imaginação de quem vivencia a história e amplia a fruição literária.
Cada conto é associado a uma proposta sensorial distinta, pensada para amplificar os elementos narrativos da história, do seguinte modo:
A Nova Califórnia (Lima Barreto) — é o único conto em que a pessoa que escuta frui deitada (preferencialmente em uma rede de balanço fornecida e instalada pelo grupo) e frui a obra a partir do contato com objetos de diversos pesos e volumes.
A Primeira Bebedeira (Júlia Lopes de Almeida) — assim como as próximas duas histórias, esta é apresentada para alguém sentado em um banco e focada no estímulo gustativo, enquanto é acompanhada da degustação opcional de diferentes bebidas não alcoólicas.
Livro do Desassossego (Fernando Pessoa) – focada no tato, a contação intercala convites para que a pessoa toque e seja tocada (massageada) pelos propositores.
Missa do Galo (Machado de Assis) – o principal estímulo desta proposta é o geográfico, com a alteração frequente do posicionamento dos contadores. A contação também inclui proximidade física, com os narradores bem próximos ao público, criando uma atmosfera íntima.
Sono Calmo (João do Rio) — único conto em que a pessoa que escuta frui de pé (ou em cadeira de rodas, caso necessário), em deslocamento, e que conta com sonoplastia mecânica (em fone de ouvido) o conto integra imaginação com a percepção distinta do espaço ao redor.
Todas as histórias escolhidas são de domínio público e, ao final da experiência, o público tem a disposição uma breve biografia do autor e o conto na íntegra, disponível em versão física (no local) e digital (via QR Code), incentivando a continuidade da leitura dos contos apresentados e de outros que compõe a rica bibliografia destes significativos autores lusófonos.
Além do Literal é, assim, mais que uma contação de histórias: é um convite sensorial à literatura, à imaginação e ao encontro.
Fotografia do Menu Principal: Bruna Teixeira
