Mensagens de FORA aos 7 anos de quandonde

quandonde intervenções urbanas em arte completa sete anos com arte postal e convocatória de mensagens de FORA.

 

Agora que o FORA TEMER não faz mais sentido, quais outros FORAs precisam ser ditos?

 

Agora que Jair Bolsonaro foi eleito Presidente da República e tantos outros foram eleitos em estados e municípios sem representarem o desejo da população sob os seus cuidados. Agora que Sérgio Moro foi nomeado Ministro da Justiça e Segurança Pública e tantos outros foram nomeados para exercerem poderes ilegítimos. Agora que a cada dia são divulgadas notícias e declarações que soam tão absurdas que supomos ser falsas, mas que infelizmente não são. Agora que precisamos estar juntos. Agora que temos que encontrar meios de re-existir. Agora convidamos você a também espalhar Mensagens de FORA pelo Brasil a FORA.

 

O convite é para que você produza em forma de arte postal o seu FORA -  FORA do status quo, FORA da caixa, FORA do tempo da internet. Que mensagens de FORA você quer escrever agora? Que as variedades de FORA possam nos impulsionar a agir mundos que queremos.

 

Este é o chamamento: produzir mensagens de FORA e intensificar nossa rede de resistência.

 

Disponibilizamos aqui um formato de postal em branco para você trabalhar em cima, digital ou manualmente. Sugerimos a impressão em papel de gramatura 250. Depois, basta recortar o espaço indicado e postar nos correios para o endereço: Rua Paissandu, 162, ap.908, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ. CEP: 22210-080. A convocatória estará aberta até 22.04. Sugerimos o formato postal por acreditar que ele comunica a todos aqueles que tiverem contato com ele: carteiros e outros funcionários dos correios, porteiros, familiares, amigos que podem seguir reverberando esta semente em seus dias e entre seus contatos: mensagens que geram mensagens.  Pedimos que, antes de enviá-lo, tire uma foto para que tenhamos um registro em caso de extravio e envie-nos um e-mail para info@quandonde.com.br.

 

Mensagens de FORA é também uma ação comemorativa dos 7 anos de existência da plataforma quandonde intervenções urbanas em arte.

 

A ação teve sua primeira fase em 2017, na ocasião em que participamos da Amostra Urbana. Foi realizada durante 17 dias em frente ao Congresso Nacional em Brasília/DF e simultaneamente em Portugal/ Lisboa. Enquanto Juliana arrancava grama para da falta, da terra à mostra, escrever FORA, Diego escrevia cartas, Mensagens de FORA que tinham como disparador justamente a sua situação de estar FORA do Brasil, de acompanhar tudo à distância. O 18º e último dia da ação foi em Curitiba/PR, na Praça Pedro Alexandre Brotto, em frente ao prédio da Justiça Federal onde tramita a Operação Lava Jato. Lá Juliana reescreveu o FORA com a grama do Congresso enquanto lia as mensagens de FORA enviadas por Diego.

 

Agora, em 2019, vamos ativar a segunda e terceira etapas das Mensagens de FORA.

Neste ano, considerando os acontecimentos recentes de ataque à democracia brasileira, acreditamos que é importante fortalecer a rede, criar um pólo de agregação e resistência de coletivos de arte urbana, através de ações simbólicas e suas documentações. E por isso a segunda etapa é justamente esta convocatória que você está lendo agora.

A terceira etapa consiste na exibição dos postais recebidos no mês de março em duas exposições, uma no Rio de Janeiro e outra em Curitiba - cidades onde residem xs membrxs da quandonde. Na exposição também será exibida a videoperformance da ação que também vai estrear agora em março.

 

É comum que os nossos aniversários sejam mote para a criação e realização de ações como forma de comemoração, uma vez que para nós agir no espaço público é como festejar: um momento que aumenta nossa potência de agir, que nos energiza com as mais diferentes trocas que estabelecemos com as pessoas e os espaços.

 

A opção pela arte postal se dá pela pertinência histórica desse movimento em relação ao momento que estamos vivendo. A arte postal sempre foi erva daninha, estrangeira, outsider, FORA do mercado da arte, FORA da hierarquia, FORA da competitividade.

Arte postal mais que um movimento artístico é uma arte em movimento, venha dançar esse movimento com a gente!

Fotografia do Menu Principal: Rafael Tursi

Mensagens de FORA

Fotografia: Lidia Sanae Ueta